Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

14 abril 2008

Bolo na Caneca (3 minutos)

Olá pessoal,

Vocês se lembram que em 6 de fevereiro de 2008 fiz esta receita do bolo na caneca?
Estou reunindo fotos e depoimentos das pessoas que fizeram . Se você possui uma foto do bolo na caneca feito com a receita que divulguei, mande para maurorebelo@gmail.comque estarei publicando aqui.

Até o programa Mais Você se rendeu ao bolo na caneca.
Pena que a produção não conseguiu fazer no microondas e lançou uma versão no forno.
Essa versão não leva 3 minutos. Leva em média 25 minutos para assar.

Logo abaixo vocês podem visualizar algumas fotos, depoimentos e o vídeo do programa Mais Você.

A receita e foto desenvolvida por mim está no link:

Bolo Caneca de 3 Minutos
Culinarista Mauro Rebelo 


Este é um bolo surpreendente.
Você prepara na própria caneca que irá consumir em apenas 3 minutos no microondas.

Vale experimentar!

Você não vai querer outra vida.

Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó 


Modo de Preparo:
Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo.
Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar.
Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima. 


Calda:

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó

Modo de Preparo:
Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máxima
Coloque no bolo ainda quente.


Dicas Importantes:

* Dimensões desta caneca:
9,5 de coprimento (altura)
8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
Capacidade de 300ml

* A colher (sopa) da farinha, do chocolate e do açúcar são rasas. Se colocar colher (sopa) fazendo morro, o bolo vai ficar duro.

* Se você deseja desenformar da caneca, unte uma outra caneca com margarina e farinha de trigo, coloque a massa e leve o bolo para assar.

* Você pode servir este bolo com sorvete. 


Esta receita foi indicada pela Glenna Bride da comunidade CULINÁRIA-RECEITAS
que criei no orkut.

Ela se inspirou em uma receita postada no site Joanna Joaninha e existe uma versão bem descontraída no site petiscos.com

Aproveito para exibir nesta receita a linda caneca que ganhei da Ligia Queiroz Matyniak
homenageando nossa comunidade do orkut.

Vejam no Site Ciência Viva o enigma do bolo na caneca .


FOTOS, DEPOIMENTOS E VÍDEO



Liz Souza: Gente, hoje amanheci com torcicolo, além do mais e greve geral então Antonella nao foi pra escola! Eu sentada no sofá com uma tremenda vontade de comer bolo pronto e não tinha!!! Então xeretando no pc achei uma fantástica receita! 
Bolo de caneca do Mauro Rebelo... Fui fazer e olhem o resultado, exceleeeeeente!

Super recomendado




Vicky Baca
Meu Bolo de Caneca, seguindo a receita do Mauro. Minhas lombrigas começaram a reclamar as 4 da manhã, e eu achei que levantar para bater um bolo seria demais. Aí eu lembrei do Bolo de Caneca, que eu nunca havia feito, mas sempre li a respeito. Será que poderia dar certo? 
Meu marido recusou, disse que já tinha escovado os dentes. Então eu fiz um só. Assim que o cheirinho começou a invadir a casa ele ficou alvoroçado e reclamou que eu não tinha feito um pra ele...
Estou com vergonha de dizer isso, mas foi o melhor bolo que fiz na vida. Usei óleo de coco, substituindo a manteiga da calda inclusive, e acrescentei nozes trituradas na massa e como cobertura. — se sentindo orgulhosa.

Olá Mauro!
Fiz a receita do bolo de caneca e adorei! Como a minha caneca é um pouquinho mais alta, o bolo parece que não cresceu muito... mas ficou uma delícia! Este eu fiz sem a calda, depois acrescentei só o sorvete. Vou fazer sempre!
Bjs
Analia

Jani Vieira Assumpção
Oi Mauro,
Por acaso,hoje fiz o bolo de caneca.Usei duas canecas de 150ml,exatamente 3minutos no forno de microondas.Coloquei por cima a calda e,como não tinha granulado,espalhei nozes e castanhas do Pará trituradas.Ficou bem fofinho,uma verdadeira delícia!Olha só que foto linda.Bjs.Jani

Oi Mauro, eu fiz o bolo e estou te enviando a minha foto... o unico erro foi ter colocado muita massa na caneca...transbordou e fez aquela sujeira no microondas!...vou fazer novamente...obrigada, abracos.

ARNALDO FLORENCIO DE ABREU
Olha ai Mauro, a foto do meu bolo de caneca,
ficou muito bom
eu gostei
um abraço

Aceita uma caneca de bolo?
Se prepara que lá vem loucurinha. Bolo quente dá piriri? Isso não sei, mas esse me causou um ataque de risos! É fácil, rápido e divertido, ideal para distrair os pequenos no finde. Então lá vamos nós com a exótica receita do Bolo de caneca!
A brincadeira é que você bate os ingredientes na própria caneca com um garfo (eu usei um fouet pequeno) e põe no microondas por 3 minutos. Mas eu, com minha mania de limpeza, resolvi trocar a massa de caneca e dei uma leve untada. Resultado, o bolo cresceu e subiu feito um tubo. Ridículo, kkkkk! Mas ficou gostoso e já vou adiantando: a massa crua é mais mole que a de um bolo normal mas é assim mesmo. Não aumente a farinha ou terá um bolo duro!



Ruthinha resolveu ir para cozinha...
Escolhemos juntas uma receita muito difícil!
hehehehehe



Telma Cantinho Gostoso
A mensa (Lizzy) mandou umas fotos do priminho dela jonjon (Jasper) na festinha dele de 2 anos.
O Bolo é o de xícara, mas a prima teve a idéia de fazer em forminhas individuais de 50grs, deu super certo.
Cada receita rendeu 6 mini bolos e ela recheou com creme de chocolate.
Ai seguem as fotos dos bolinhos


Que legal! eu peguei essa receita ontem, mas só pude testar hoje.
Em caneca não acertei, pq sai fora da vasilha!
só se for uma caneca beeem grande!



Meninas e Mauro!
Fizemos aqui em casa o famoso bolo! Deu certo! mas confesso que nao fui muito fiel as medidas da receita!
Fizemos, meu marido, Daniella e eu...3 canecas! pra comecar, as canecas nao tinham a medida de 300 ml. usei colher de sobremesa e tirei uma colher de acucar, ja que usei nescau. Nao fiz a cobertura, risos...e comemos quentinho, sobrou quase 1 inteiro. ja tem 2 horas e ele continua macio. Uma dica, colocamos 2 minutos, paramos, demos uma olhada e so em 1 (a caneca era maior) colocamos mais 50 segundos. Acredito que pra dar certo, depende muito da potencia do microondas!
Aprovado!
Eis as fotos! Ate da chef de cozinha mirin!
Bolo na caneca - 3 minutos no microondas


Eu fiz. Fiquei curiosa e fiz agora a pouco,as crianças adoraram,vou ter que fazer um pra cada agora.Olha a foto desenformei e coloquei cobertura


Tenho visto todo mundo fazer êsse bolo!!quase todos os blogs tem ele!!estava super curiosa.....e..achei o maximo..rapidinho..bom para quem tem criança em casa..ou mesmo você queira comer um bolinho..vi no :
http://receitinhasdabelinhagulosa.blogspot.com/


Eu Fizzzzzzzzzzzzzzzz!!!
E adorei rsrsrs.
Muito bom mesmo... rápido e prático... sem falar que fica gostoso. Até pensei que iria ficar 'emborrachado' mas não ficou, ao contrário, ficou bem fofinho e macio.
Na caneca branca coloquei a calda conforme a receita. Nas outras eu coloquei a calda que tenho custume de fazer aqui em casa, troquei o leite por creme de leite e tirei a manteiga.
Fiz em três tipos diferentes de caneca e todas deram certo. Na caneca maior aumentei as quantidades da receita.
As crianças adoraram (por isso que gostei tanto rsrsrs). Uma ótima idéia para o lanche da garotada.
Obrigado mais uma vez Mauro, por compartilhar.


Bolo na Caneca de Fubá
Minha filha fez o de chocolate e o de fubá. Eu se fosse fazer, bateria a clara e colocaria uma pitadinha de fermento e trocaria a caneca por uma tigelinha.



Olha o meu bolo na xícara, fiz em uma xícara maior, coloquei colheres bem cheia, e deixei 3 minutos e 30 segundos, ficou bem fofinho, uma delicia.




Marcia Duarte.
Oi Mauro,
Tudo ok?
Vc não acredita que eu estava morrendo de vontade de comer alguma coisa doce e não tinha nada aqui!!
Daí pensei em fazer um bolo normal, mas uma preguiça...rss...
E, paralelamente, estava lendo os meus e-mails.
Daí me deparei com este seu do "Bolo na Caneca" e corri para ele!!
Mas o que mais me chamou a atenção foram os 03 minutos!!
Fiz direitinho e ficou PERFEITO!!
Segui a sua dica da colher rasa e acho que esta é a parte mais importante para não derramar e não ficar duro!!
FICOU FOFO!! Uma delícia!!
Estou aqui dividindo com o meu filho, porque mãe não morre pela boca nunca!!
Bjkas e seguem as fotos!! AMEI e vou espalhar!!
Marcia Duarte.



Vivis:
Olá Mauro,
Você foi a salvação numa quinta-feira de uma mulher grávida...
Estava eu sentada na frente do PC quando vi um delicioso bolo de chocolate, recheado, com tudo de melhor, ai como ex gorda(RSS), mas agora grávida, me bateu um desejo desesperador de comer o bolo. Meu marido queria sair pra buscar o leite condensado, me ofereceu cookies, mas eu não queria nada, não queria dar trabalho pra ele, ainda mais que achar alguma coisa aberta depois das 10 da noite na pequena cidade francesa que mora é como achar uma agulha no palheiro. De repente me lembrei do seu bolo. A queridíssima Helena Monteiro uma vez nos passou a receita e eu sem querer me lembrei dele...
Ai você já sabe, corri pra cozinha e fiz dois deliciosos bolos nas minhas cumbucas de sopa...
Coloquei a foto no Orkut e imagian o resultado, todo mundo pedindo a famosa receita!!!! Indiquei de primeira o site!!!
Obrigada por essa delicia, rápida, fácil e deliciosa!!!
Vivis

VÍDEO MAIS VOCÊ


Comunidades que possuem a receita que postei do bolo na caneca 3 minutos:
Esses tópicos colocam crédito para a versão que desenvolvi.
Vocês encontrarão vários depoimentos.



















19 comentários:

  1. Bolo na caneca é delícia!

    Sempre faco e vario o sabor trocando o leite por leite de coco, suco de fruta, raspas de casca, baunilha e até aquele pó para fazer refresco(tipo tang, fresh).

    Sempre fica ótimo e mata a vontade de comer um doce gostoso.

    Obrigada pela idéia, Mauro!!!

    ResponderExcluir
  2. A Ana Maria Braga fez no programa e não deu certo? Aih, meu Deus!!! Me falaram que ela até bateu a clara em neve, hehe! abs e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kats,

    O que ela fez no programa ao vivo deu certo sim. Mas não foi no microondas. Foi no forno comum.
    A cozinha experimental do programa que não conseguiu fazer no microndas.

    =)

    maurorebelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Mauro, eu tenho a receita do bolo de caneca de 3 minutos, há muito tempo, que peguei no site da Ana Maria, na época do concurso: minha receita é melhor que a sua. Acho que tem quase 1 ano essa receita e é igual a sua. A receita da Ana não deu certo pq as medidas estão erradas, não vai dar certo nunca, se ela tivesse feito a receita que a telespectadora colocou na época do concurso, teriam acertado.
    Segue o link que está guardada no meu caderno de receita online.

    http://receitas.maisvoce.globo.com/Receitas/Doces_Sobremesas/0,,REC27504-7778-32+BOLO+DE+CHOCOLATE+NA+CANECA+EM+3+MINUTOS,00.html

    ResponderExcluir
  5. Então a Ana Maria esqueceu desta receita hehehhe... mas fazia no microondas também?
    Bjs
    Mauro

    ResponderExcluir
  6. A Ana Maria que me desculpe, mas pra fazer um bolo que demora 25min no forno, eu prefiro fazer logo um grande! Acho que a idéia principal desse bolo é a rapidez, os 3 minutos. Só não entendi como eles não conseguiram fazer e o bolo embatumou, pq até eu consegui! O meu chegou a transbordar!!!! Ficou fofíssimo, delicioso! Me deu até vontade agora, vou correndo fazer qdo chegar em casa!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a Leticia...o barato da receita é a praticidade, mas a decoração que a Ana Maria fez, tem seus méritos. Fiz essa receita, transbordou na caneca, aí desenformei e cortei as rodelas e servi com geléia de frutas vermelhas. Fico muito bom!!!

    ResponderExcluir
  8. Vi esta receita no programa de culinária gaúcho "Anonymus Gourmet", apresentado por Pinheiro Machado e foi o afilhadinho dele que fez o bolinho!

    ResponderExcluir
  9. Mauro vim aqui pq sou da comunidade no orkut,tenho umas duvidas mas nao me responderam la no topico sobre bolo de caneca...gostaria de saber se posso fazer e guardar na geladeira coberto com filme plastico..dai no dia eu deixo em temperatura ambiente e tb no dia coloco a calda..é q me pediram encomenda...nao sei se dai fazer os bolos todos no dia fica dificil,dar pra fazer com algum dia de antecedencia?quantos dias?como armazenar?se nao consumir no mesmo dia altera sabor..textura do bolo etc?enfim queria saber pra encomenda entende?beijos pus minhas duvidas no topico da comunidade no topico da receita sou LAlala la na comu rss

    ResponderExcluir
  10. Não pode por causa do fermento que já começa agir quando você coloca na massa.

    Mas existe um fermento que só começa a agir quando levado ao forno. Não sei se é da otker... nunca usei ele.

    Se fizer no microondas, deve ser consumido no mesmo dia porque depois não fica muito gostoso.

    Se fizer no forno comum demora mais para assar, mas pode durar. A durabilidade é muito relativa pois depende da higiêne do local, da exposição que este bolo vai levar até esfriar, pois se for um ambiente com poeira ou que a corrente de ar traga poeira para o local, pode contaminar e levar a mofar mais rápido... então fica dificil determinar. Você terá que fazer testes para ver a validade. É importante que você embale após estar completamente frio.

    ResponderExcluir
  11. Mauro mas me diga uma coisa amigo:se eu fizer no microondas digamos pra pascoa,terei que entregar pra pessoa no sabado ja com a calda,caneca embalada com filme pvc e frio claro..que domingo é feriado,pessoa pode por na geladeira e no domingo deixa em temperatura ambiente pra voltar a temperatura e consistencia natural dele?

    ResponderExcluir
  12. nossa essa receita da agua da boca vou falar pra minha vo fazer pra mim

    ResponderExcluir
  13. Acabei de ler a receita, na sequencia fiz, comi e agora vim dar meu parecer. heheh
    Façam vale a pena... é muito boa.

    ResponderExcluir
  14. sou rosangela confeiteira gostaria de saber quantos dia dura um bolo recheado com creme e chocolate e cobertura chantilly . na geladeira . me ajude nao sei se eo local serto se for me responda obrigado

    ResponderExcluir
  15. Rosangela, conte uns 3 dias de validade em refrigeração.

    ResponderExcluir
  16. amei o bolo é fácil e rapido tenho 12 anos e dou conta de fazer só uma pergunta pq derrama ?

    ResponderExcluir
  17. Arruma uma caneca maior que não vai transbordar. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Comprei uma caneca enorme, que vem até com tampa, já pensando em fazer esse bolo. Hoje eu fiz. Usei óleo de coco no lugar do óleo e da manteiga (da calda). E coloquei nozes trituradas na massa e na cobertura. Ficou uma maravilha, acho que foi o melhor bolo que consegui fazer na vida!!! Tô mandando a foto para a comunidade do Facebook.

    ResponderExcluir
  19. Acabei de fazer! Não coloquei o açúcar. Usei achocolatado ao invés de chocolate em pó e reduzi a quantia de óleo para 1 colher. Ficou muito bom!!

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares