Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

12 junho 2008

Chuvisco Campos dos Goytacazes


Quinta-feira, 12/06/2008
Olá Pessoal,
Eu conheço pessoalmente a Fátima Braga quando ela dava aulas em Niterói.
Ela é de Campos dos Goytacazes e é uma excelente profissional.
Assistam ao vídeo dela ensinando a fazer um doce muito famoso no Rio de Janeiro chamado chuvisco.
Este é um doce fino encontrado em festas de casamento, 15 anos, recepções em geral...



Receita com muitas dicas da Fátima Maria Braga, de Campos.


ingredientes



  • 19 gemas
  • 1 clara
  • 1 gota de corante gel amarelo cor gema
  • 12 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo (+/-)
  • 1 colher (café rasa) de fermento em pó
  • 1 colher (café) de essência de baunilha
  • Primeira calda (onde são cozidos os chuviscos)

Ingredientes

  • 1 kg e meio de açúcar refinado
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • Segunda calda (para fazer chuvisco em calda e que deve ser bem rala)

Ingredientes

  • 1 kg de açúcar refinado
  • Meio litro de água
  • 1 colher (sopa) de essência de sua preferência
  • Terceira calda (só para cristalizar os chuviscos)

Ingredientes

  • 1 kg de açúcar refinado
  • Meia xícara (chá) de água

modo de preparo


1º - Numa batedeira coloque as gemas e a clara e bata em velocidade alta até dobrar de volume. Acrescente 1 gota de corante gel amarelo cor gema, bata mais um pouco e diminua a velocidade da batedeira. AOS POUCOS vá incorporando apenas 8 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo (reserve o restante da farinha). Continue batendo em velocidade baixa apenas para misturar. Adicione o fermento em pó e misture apenas para integrá-lo aos demais ingredientes.
2º - Coloque a massa num recipiente e mantenha tampado com pano úmido para não ressecar.
3º - Com uma colher de chá apanhe porções de massa (passe a colher nas bordas para tirar o excesso) e pingue na primeira calda, de uma só vez e puxe rapidamente para formar uma gota. Deixe os chuviscos ferverem por 4 ou 5 minutos e retire-os com uma escumadeira. DICA: depois de uns 2 minutos, coloque 2 colheres de sopa de água para que a calda não cristalize.

Para o chuvisco em calda

Depois de cozinharem por 4 a 5 minutos, com uma escumadeira, coloque os chuviscos na 2ª calda (calda rala).

Para o chuvisco cristalizado

Depois de cozinharem por 4 a 5 minutos, com uma escumadeira, passe os chuviscos na 3ª calda (calda mais grossa). Deixe ferver por 5 minutos, escorra bem numa peneira e, ainda quente, coloque-os no açúcar cristalizado seco e quente. Deixe uns 2 minutos e coloque a panela em banho-maria FRIA por 3 minutinhos. Retire os chuviscos, espalhe-os sobre papel toalha e deixe-os esfriarem até secar. (DICA: para que o açúcar cristalizado fique seco e quente, coloque-o no forno apenas para secar)

Para rechear os chuviscos

Quando estiver fazendo a massa do chuvisco incorpore cerejas picadas. Modele a gota com uma colher, de modo a deixar 1 cereja dentro de cada chuvisco e continue a receita do mesmo modo descrito acima.

Primeira calda

Numa panela FORA DO FOGO misture o açúcar refinado com a água e leve ao fogo médio. Deixe ferver até ponto de fio grosso. (DICA: Para saber o ponto, suje o garfo com a massa e passe na calda. Se espumar está no ponto ideal). Na hora de cozinhar os chuviscos, coloque 1 colher (chá) de manteiga na calda.

Segunda calda

Numa panela FORA DO FOGO misture o açúcar refinado com a litro de água e leve ao fogo médio para ferver até ponto espelho. (DICA: Para saber o ponto suje uma colher com a calda. A calda não deve escorrer na colher). Depois acrescente 1 colher (sopa) de essência de sua preferência. DICA: se quiser a calda menos doce, diminua a quantidade de açúcar

Terceira calda

Numa panela FORA DO FOGO misture o açúcar refinado com a de água e leve ao fogo médio para ferver até ponto espelho. Coloque os chuviscos já cozidos na primeira calda e deixe ferver por 3 a 5 minutos. Depois escorra os chuviscos numa peneira e deixe-os secar.

APOSTILA DOCINHOS FONDADOS
2 Técnicas :
- Método tradicional
- Método de cobertura que não vai ao fogo.

Para comprar, entre no link abaixo:

http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm

Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, mande e-mail para
maurorebelo@gmail.com
Quem mora no exterior, entre em contato pois temos cobrança por Paypal
.

Você encontra nesta apostila:

* Mais de 50 fotos do passo a passo.

* Receita de massa de docinho básica e dicas para variar o sabor.

* Receita de glacê real para decorar.

* Método tradicional de fondar doces.

* Método de cobertura de docinhos que não vai ao fogo.

* Uso de formas de acetato, moldes de silicone e modelagem na mão.

* Como perolar doces.

* Uso de saco plástico para decorar letras em cima dos doces.

* 6 sugestões de decorações. Uma delas é um lindo docinho para festas infantis.

* Informação de validade dos doces.


docinhos fondados, docinhos para festa, salgados finos, doces finos, fondados, docinhos, doces, docinhos para festa infantil, doces para casamento, bolos decorados, bolos, docinhos decorados, doces finos para casamento, bolos artisticos, forminhas para doces finos, doces para festa, bolos confeitados, bolos decorados com pasta americana, receitas doces, forminhas para doces, receitas doces finos, bolos simples, confeitaria, bolo, salgados para festa, embalagens para doces, salgadinhos para festa, bolos decorados infantil, bem casados, como fazer docinhos fondados, doces finos para festas, doceria, doces para festas, tortas doces, doces e salgados, doces fondados, fondant, fondante, cobertura para docinhos, enfeite para docinhos, bolos para casamento, docinhos para festas, sobremesas, mini bolos decorados, bem casados para casamento, bem casados para casamento, bolos decorados para casamento, doces finos receitas, bolos casamento, doces rapidos, docinho fondado, buffet, cerimonialistas, cerimonia, cerimonialista, grátis, apostila grátis, gratis, free, de graça, download, revista de docinhos, revista, download grátis.

4 comentários:

  1. Muito legal ver a doceira do nível da Fátima (de Campos) estar num programa de enorme audiência como o Mais Você...fazendo chuvisco então, um luxo!!! bacana sua rapidez ao colocar logo online...abraços, Neide

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ver uma doceira do nível de Fátima Braga(de Campos)estar num programa de grande audiência como "mais você", parabéns Mauro,um luxo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, assisti o vídeo com Fátima Braga no Mais você e gostei muito. Primeiro pelo reconhecimento e a mensagem carinhosa pera sua mãe que foi a sua mestra e lhe deixou esse valioso legado e também pela sua simplicidade. Foi muito agradavel ver pessoa como ela na tv. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de ter o tel da fatima maria braga(chuvisco)q é um doce q amo demais e não consigo compra-lo fresquinho, somente em vidros. Adoraria q me mandasse qualquer forma de contato com essa doceira.
    Desde já agradeço muitíssimo
    Cláudia
    clarepe.oliv@hotmail.com

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares