Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

11 dezembro 2008

Dieta Meditarrânea no Globo Repórter

Dieta do Mediterrâneo
Medicina dietética.

Estou divulgando logo abaixo a reportagem do Globo Repórter sobre a Dieta Meditarrânia. Achei bem legal!

Atenção: Não faça dietas por conta própria. Visite um nutricionista para fazer uma avaliação e indicar uma dieta balanceada e personalizada.

No final, tem uma matéria em PDF com a nutricionista Madalena Muñoz.

Abraços
Mauro
maurorebelo@gmail.com

Descubra os segredos da dieta mais famosa do mundo

Dieta Mediterrânea será declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade



A importância do peixe na Dieta Mediterrânea


A tradição do vinho na Itália


Confira imagens exclusivas dos bastidores da viagem pela Itália
A repórter Ilze Scamparini, a produtora Assimina Vlahou e o repórter cinematográfico Maurizio Della Costanza percorreram os lugares mais bonitos da Itália para contar deliciosas histórias.


Reportagem: Ilze Scamparini (Sicília, Itália)
O azul do Mar Mediterrâneo é inconfundível. Está no meio de terras, entre a Europa, a África e a Ásia. Nesta parte do mundo, seca e áspera, as civilizações da Antigüidade deixaram hábitos de uma notável coerência: a dieta mais famosa do planeta, feita de poderosos antioxidantes – como o azeite extraído das oliveiras, o vinho e o peixe – e vegetais exuberantes, ricos em polifenóis, um antídoto contra os males do envelhecimento.

Inventores da medicina dietética, os povos antigos perceberam, em um passado remoto, o que a ciência só hoje anuncia: mais de 30% dos casos de câncer estão ligados à comida. A pizza "margherita", comprovadamente capaz de produzir o bom humor, se consumida na dose certa, pode virar remédio contra o tumor do estômago e da boca.

No centro do Mediterrâneo, a Itália reina como a nação que cultivou a arte de fazer grandes pratos com os ingredientes mais simples e onde a vida dura mais tempo.

A Dieta Mediterrânea, em breve, será declarada pela Unesco Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela sua tradição, pelo seu valor histórico e cultural. Esse modelo de alimentação, que se tornou uma referência em várias partes do mundo, é também um estilo de vida que pode ajudar a prevenir muitas doenças. Cinqüenta anos depois de ter sido batizada como Dieta Mediterrânea, novas pesquisas confirmam aquilo que nos anos 50 foi uma intuição genial: esses produtos, bem combinados, podem favorecer uma vida muito longa e saudável.

Partimos para o sul, para a capital mundial da Dieta Mediterrânea, atrás de um homem e da sua intuição. Pioppi, no Cilento, é uma cidade balneário com um mar incontaminado. Na região viveu o cientista que deu nome à comida cotidiana dos italianos do pós-guerra e reconheceu os seus efeitos muito benéficos para a saúde: o americano Ancel Keys, especialista em fisiologia. Sua descoberta ganhou um museu em um casarão nobre de 1600.

Nos relatos do professor Ancel Keys, a carne vermelha não aparece. A Dieta Mediterrânea era a alimentação dos pobres.

"De fato, a carne era prevista em pouquíssimas ocasiões. Era o prato da festa. E aquilo que parecia uma privação revelou-se uma grande riqueza para essas populações", diz a responsável pelo Museu da Dieta, Tânia Batipedde.

Nos anos 50, de cada dez americanos, cinco morriam fulminados por infarto do miocárdio ou derrame cerebral. Foi então que o cientista Ancel Keys começou um grande projeto internacional de pesquisa que nunca tinha sido feito antes no mundo: o estudo dos hábitos de 12 mil pessoas de três continentes, entre 40 e 60 anos. Vinte anos depois, só os mediterrâneos continuavam muito bem de saúde: os gregos de Creta e, principalmente, os italianos do sul.

Ancel Keys foi morar em Pioppi com a família para estudar as razões da boa saúde local. O cientista morreu aos 101 anos de idade, seguindo rigorosamente a Dieta Mediterrânea.

Nós fomos procurar a mulher que durante 40 anos foi a sua cozinheira. Delia Maria Morinelli ensinou ao médico americano o regime alimentar que pratica até hoje.

"Comemos os nossos produtos. Agora, berinjelas, pimentões, tomates. Também feijões frescos – que são deliciosos – e feijões que fazemos secos, como grão-de-bico, lentilhas, ervilhas. Batatas, brócolis e repolhos. Carne de vaca a cada 15 dias, muito peixe, frango, coelho e frutas", explica a dona de casa.

Delia Maria revela que o cientista Ancel Keys bebia molho de tomate todos os dias para evitar doenças. "Às vezes, até fazia um brinde", diz ela.

Delia Maria e o marido, Giovanni, têm planos de viver muito tempo, como o patrão e amigo Ancel Keys, com os tomates da horta. Rico em licopeno, um corante natural, o tomate é um forte antioxidante. Combate os radicais livres, as moléculas que se tornam responsáveis por alguns tipos de câncer, por doenças do coração e pelo envelhecimento precoce.

Um estudo de 30 instituições européias concluiu que o consumo de 120 gramas de tomate três vezes por semana ajuda a prevenir o câncer de estômago, do esôfago, das vias respiratórias, da boca e da faringe.

"O importante é que se coma muito tomate – não em grande quantidade, mas com continuidade. Tomates vermelhos e maduros, porque o licopeno existe na cor vermelha e na fruta madura", ressalta o pesquisador em conservação de alimentos Marco Molino.


Tomate, verduras, queijo, azeite, frutas, vinho, menos carne e mais peixe. Esses produtos, bem combinados, podem favorecer uma vida muito longa e saudável.
Você vai ver como os vulcões aumentaram o poder nutritivo dos alimentos mediterrâneos.
E ainda: em busca do peixe-espada. A aventura para capturar um dos peixes mais ricos em ômega-3,a gordura que faz bem ao coração.

PDF Viva a Comida Mediterrânica
http://www.holmesplace.pt/NR/rdonlyres/6DE9407B-A136-4714-88DD-2A3878EFCFDC/0/06_viva_a_comida_mediterranica.pdf
Considerada uma das mais saudáveis do mundo por diversas organizações internacionasi de saúde,
incluindo a OMS, fomos perguntar a nutricionista Madalena Muñoz qual a razão de ser de tão boa fama.
As respostas você encontrará no pdf e incluindo uma receita de Rolinhos de Linguado com legumes (4 pessoas) elaborado pela
equipe do Mood's Café do Holmes Place
.

Madalena MuñozNutricionista http://www.madalenamunoz.com/
http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/ (Sapo Saúde/Mulher Sapo)http://consultoriodenutricao.blogspot.com/ (blog pessoal)telemóvel: +351 93 828 7398 Clínica R´Equilíbri_usAv. D. João I, 8. 2780-051 Oeiras PORTUGALTel. 309 984 508 nutricionista@madalenamunoz.com *Novo serviço: Consultas Onlinehttp://docs.google.com/Doc?id=dcdr8578_4c2cstbk8 http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/tag/consultas+online
Receitas da Dieta do Mediterrâneo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares