Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

20 abril 2009

Hospital desenvolve cardápio contra o câncer (Jornal Hoje)

Hospital desenvolve cardápio contra o câncer





Veja o cardápio clicando aqui:

http://culinariareceitas.blogspot.com/2009/04/cardapio-contra-o-cancer-jornal-hoje.html

Se você souber combinar bem os alimentos e fizer várias refeições ao dia com certeza poderá reduzir o risco de desenvolver vários tipos de câncer.

Giuliano Tamura - Bauru, SPTamanho da letra

Foi com base nesse raciocínio que um hospital de Jaú, no interior de São Paulo, montou um cardápio saudável para a gente seguir a semana inteira.

No buffet do restaurante sobram opções de saladas e de pratos com legumes, mas na churrascaria todas as atenções estão voltadas para os espetos.

"Como bom catarinense um churrasquinho sempre tem sua hora", diz João Della Bruna, empresário.

”Eu não consigo parar de comer carne", comenta Edmilson Machado, cantor.

“Legume e salada gosto, gosto bastante, não como, mas eu gosto", declara Arnaldo Moraes, cantor.

A carne vermelha ainda é a preferência nacional. Mas o consumo dela em excesso pode trazer problemas cardiovasculares, dizem os especialistas.

A gordura de origem animal se acumula nas paredes de artérias e de veias, causando infartes e derrames.

Prevenir doenças com a mudança de hábitos alimentares. Foi com esse objetivo que o instituto do câncer do estado de São Paulo elaborou um cardápio balanceado para uma semana.

Se ele for adotado, junto com atividades físicas, por exemplo, é possível segundo os médicos, diminuir em até 30% a incidência em alguns tipos de câncer.

O hospital Amaral Carvalho em Jaú, no interior paulista é referência nacional em tratamento de câncer pelo SUS. Duzentos e vinte pacientes já se beneficiaram com as mudanças no cardápio.

"Basicamente a preocupação maior é aumentar o consumo de vegetais que são as frutas, hortaliças e as fibras por causa de alguns componentes", declara Rita de Andrade Budin, médica especialista em nutrição.

Brócolis, couve e repolho previnem o câncer de mama. O ideal, orientam os nutricionistas, é que sejam consumidos crus, ou pouco cozidos para que não percam as propriedades.

"Liberam glicozinolato que é essa substância anti-oxidante e que previne o câncer", explica Thais Ramos Oliveira, nutricionista.

Temperos usados no dia-a-dia dos brasileiros também são fontes de prevenção de tumores. Os nutricionista recomendam até um dente de alho por dia na alimentação. Ele tem também efeito anti-inflamatório, antifúngico e antibacteriano.

A ingestão de aveia contribui para a regulação do trânsito intestinal e prevenção do câncer de intestino. O chá verde, rico em polifenóis previne tumores malignos principalmente o de estômago.

O tomate é outro ingrediente que deve fazer parte da refeição semanal, mas há um detalhe. Ele deve ser consumido em molho. Só com o aquecimento, o tomate libera substâncias anticancerígenas.

"Ele libera o lipoceno que é importante, que é o antioxidante que nós estamos falando, para prevenção principalmente do câncer de próstata", orienta Thais Ramos Oliveira, nutricionista.

o ideal é fazer seis refeições ao longo do dia, para que o organismo esteja sempre nutrido de forma balanceada.

Com as sugestões do cardápio a família de Adeilson mudou os hábitos alimentares assim que o sogro dele começou a fazer tratamento.

"Passa a consumir mais frutas, verduras, legumes, a regrar os horários. Envolve toda a família nessa mudança", revela Adeilson Eugênio, funcionário público.

Outra dica dos nutricionista é fazer seis refeições ao dia, com café da manhã, um lanche, almoço, lanche da tarde, um jantar e também a ceia. Isso para que o organismo receba nutrientes durante todo este período.

Confira aqui o cardápio completo para toda semana.



Endereços do Mauro Rebelo

E-mail: maurorebelo@gmail.com

Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm

Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/

Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018

Compotas e Doces em Calda de Campos dos Goytacazes http://compotascampos.blogspot.com/

Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br

Blog CULINÁRIA-RECEITAS http://culinariareceitas.blogspot.com

Blog Festas Infantis http://suafestainfantil.blogspot.com

Blog de Tradução de Receitas http://translatedrecipes.blogspot.com/

Blog de Receitas da Vovó Cotinha http://vovocotinha.blogspot.com/

Blog de Artesanato Brasil Artesanato http://brasilartesanato.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares