Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

19 dezembro 2009

Receita Les macarons passo a passo (Sil)

Apostilas de Culinária - Para conhecer as apostilas do Culinarista Mauro Rebelo, clique no link : http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm


Receita da Sil

Se você copiar esta receita para um arquivo pessoal, ou para publicar na internet, não esqueça de dar os créditos para o blog CULINÁRIA-RECEITAS e para a Sil acompanhando os links.


Les macarons...(com fotos)

Docinho sofisticado ....Frances
Gente ontem fiz um curso, e aprendi a fazer essa receita q além de gostosa, dá pra ganhar uma graninha extra.... nao sei como colocar as fotos aqui..mas no meu perfil tem algumas fotos tiradas no curso...ah..desculpem os erros de portugues....tive q traduzir a receita.

Ingredientes:

110gr de amedoas branca moída
110 gr açucar de confeiteiro
90 gr clara de ovo em temperatura ambiente
110 gr. açucar cristal fino
1 pitada de sal para ajudar a firmar as claras em neve

Para a coloraçao: entre 20 e 30 gotas de colorante da cor q preferir.

Preparaçao

Mixar o açucar de confeiteiro com a amedoa moída, é importante que os dois estejam bem fininhos e uniformes, depois passar por uma peneira para que tire o excesso de grumos.
Bater as claras em neve firme ajuntando uma pitada de sal. bata bem até q fique firme e brilhante. depois acrescentar 1 colher de açucar cristal bater um minuto e acrescentar o restante do açucar cristal pouco a pouco...se possível ir empurrando o açucar para a tigela da batedeira com a ajuda do dedo para que o açucar caia aos pouquinhos.
Desligue a batedeira e acrescente a mistura passada pela peneira nas claras em neve, ir incorporando aos poucos, com uma espátula de silicone ou plástico duro..fazer movimentos de baixo para cima,( como se faz na preparaçao do pao de ló).
Depois de tudo misturado, a massa fica um pouco mole, mas não líquida, acrescente o corante alimentar, entre 20 e 30 gotas..isso depende do gosto de cada um...lembrando q depois de assado a cor dos macarons nao fica tao forte..
O corante deve ser misturado ao fim da preparaçao, pois assim nao corre o risco das claras em neve murchar.
A mistura nao deve ficar muito firme..mas sim ligeiramente liquida.

Forrar uma forma com papel manteiga, colocar a massa dentro de um saco de confeiteiro e fazer gotas redondas de 2cm com uns 4 ou 5 mm de espessura. deixe descansar sob a assadeira por 20 minutos a temperatura ambiente...eles vao alargar um pouquinho atingindo uns 3 cm...

deixem um espaço entre os macarons.
Assar em forno pre.aquecido a 150graus durante 15minutos..e uns 20 minutos para os macarons mais grosso.
Uma vez os macarons assados, deixá-los esfriar sob o papel manteiga em uma bancada...deve tira-los da forma para q os mesmo possam esfriar e soltar facilmente do papel. Depois de frio recheá-los com a ganache de sua preferencia.

Variantes da receita:

Macarons ao limão e gengibre

1 receita da massa básica de macaron acrescentando no final 25 gotas de corante amarelo e 1 colher de café de gengibre em pó misturado ao açucar de confeiteiro, esses devem ser incorporados a massa ao final da preparaçao
Ganache:

250 gr. de chocolate branco cortado em pedaços
1 colher de café de raspa de limao
1 colher café suco de limao
1 colher de café de gengibre ralado ou em pó
100gr. de creme de leite sem soro 5 a 7 gotas de corante amarelo

Aquecer o creme de leite, juntar o chocolate picado...incorporar bem até q o chocolate derreta, juntar 7 gotas de corante amarelo e as raspas de limao assim como o suco de limao..
Deixar esfriar e colocar na geladeira por +- 2 horas para que fique firme.

Rechear uma face do macaron e fechar com a outra....como se fosse um biscoito recheado.

é muito importante seguir as medidas á risca....para fazer os macarons ao chocolate...é soh acrescentar o chocolate em pó no acucar de confeiteiro e mixar junto com as amendoas...depois nao esquecer de peneirar. Para essa receita..usa-se uma receita básica acrescentando 10 gr. de chocolate em pó.







.

fotos macarons embalados

fotos encontradas na internet.


Para quem tem duvidas sobre as claras



eu pesei as 3 claras na balança de deu 97 gr. .....

daih eu tirei uma colher e chegou a 90 gr....e no recipiente a 100ml


Nessa de morango com maracuja ao invés de usar a essencia eu usei o suco do pacotinho pra dar o gosto, e para colorir usei corante gel.



Para facilitar...

para facilitar na hora de formar os macarons na forma, eu coloco sob o papel manteiga um gabarito feito numa folha de papel A4...assim preencho o espaço com a massa.

GAbarito 3.5cm


GAbarito de 2,5 cm


Sil

Recheio de geleia de banana com maracuja

Recheio de geleia de banana com maracuja

2 bananas
suco de 1 limao
3 maracujas pequenos
açucar cristal 150gr
Gelatina em po sem sabor 10gr
essencia de baunilha


descascar as bananas corta-las e leva-las em fogo medio com o suco de limao e o açucar, acrescentar o maracuja, sem as sementes e deixar cozinhar por 15 minutos até que fique com aspecto de geleia...baixar o fogo colocar a essencia de baunilha a gosto e incorporar a gelatina hidratada....retirar do fogo e deixar esfriar na geladeira.....é aconselhavel fazer a geleia pelo menos com um dia de antecedencia.


Dicas: os macarons ficam mais gostosos depois de prontos e recheados ficarem pelo menos um dia inteiro na geladeira. antes de servi-los...

os macarons tbm podem ser congelados e antes de servi-los deixa-los a temperatura ambiente para q se descongelem.

Ao morango

200 gr morangos picados
20 gr de gelatina em po sem sabor
50 gr de açucar cristal

colocar os morangos na panela junto com o açucar e fazer como uma geleia, acrescentar a gelatina como de habitude...deixar esfriar antes de rechear os macarons..se quiser acrescentar um pouco mais de sabor...coloque um calice de vinho do porto junto a preparaçao

ganache de coco

50 gr de creme de leite
150 gr de chocolate branco
20 gr coco ralado

colocar o creme de leite para aquecer em fogo baixo, acrescentar o chocolate branco e o coco ralado...incorporar bem os ingredientes até que fique liso...retire do fogo e deixe esfriar antes de utiliza-lo

ao limao e basilico

16 folhas de basilico fresco
150 gr de chocolate branco
20 gr de creme de leite
suco de 1 limao


derretar o chocolate branco no creme de leite aquecido em fogo baixo, mexer bem...desligar o fogo e retirar a panela do fogao... acrescentar a mistura o basilico picado bem fininho e o suco de limao...depois é soh colocar pr esfriar antes de rechear os macarons.

Ganache de açafrao com laranja

100 gr chocolate ao leite
meia laranja
1 pitada de açafrao
1 colher de café de essencia de laranja

Derreta o chocolate junto com o suco de laranja em fogo baixo, acrescente o açafrao e a essencia de laranja, misture bem de deixa esfriar antes de utilizar.

recheio tiramisu

2 ovos
150 gr de mascarpone
75 gr de açucar

separe as gemas das claras, bata bem as gemas o açucar até ficar um creme esbranquiçado, juntar pouco a pouco o mascarpone e misturar bem para que o creme fique bem lisinho. Bata as claras em neve firme, incorporar ao creme de mascarpo e leve a geladeira para que fique bem firme antes de rechear os macarons.

Sil

Esses fiz hoje pr o meu filho levar pr escola....




Decorei escrevendo com a canetinha a base de corante comestivel




foto deixando os macarons 20 minutos descansando




no forno assando...abri a porta pr tirar a foto...







2 Técnicas :

- Método tradicional
- Método de cobertura que não vai ao fogo.


Para comprar, entre no link abaixo:
http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Se tiver alguma dificuldade ou dúvida, mande e-mail para
maurorebelo@gmail.com

Quem mora no exterior, entre em contato pois temos cobrança por Paypal
. Você encontra nesta apostila: * Mais de 50 fotos do passo a passo. * Receita de massa de docinho básica e dicas para variar o sabor. * Receita de glacê real para decorar. * Método tradicional de fondar doces. * Método de cobertura de docinhos que não vai ao fogo. * Uso de formas de acetato, moldes de silicone e modelagem na mão. * Como perolar doces. * Uso de saco plástico para decorar letras em cima dos doces. * 6 sugestões de decorações. Uma delas é um lindo docinho para festas infantis. * Informação de validade dos doces.

Endereços do Culinarista Mauro Rebelo

E-mail:
maurorebelo@gmail.com

Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Painéis e Caricaturas para Festas Infantis: http://paineisecaricaturas.blogspot.com/
Perfil do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=4390349023196287018
Facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=834933118
Site Bemcomer http://www.bemcomer.com.br/
Informática Passo a Passo: http://infopassoapasso.blogspot.com/
Apostilas de Artesanato http://www.martinsrebelo.com/artesanato/artesanato.htm

RECEITAS GRÁTIS EM SEU E-MAIL

Você receberá semanalmente receitas, novidades e informações de cursos e concursos de culinária. É grátis. Para assinar, é só mandar uma mensagem para assinar-maurorebelo@grupos.com.br que logo em seguida receberá uma mensagem para confirmar sua assinatura.













10 comentários:

  1. que maravilha, que pena não poder fazer hoje mesmo, mas assim que tiver um tempinho vou fazer com certeza. Obrigada.Karin

    karin@joaodebarro.tur.br

    ResponderExcluir
  2. onde você fez o curso ???
    meu e-mail: helenalapenda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muitooooooo obrigada por compartilhar esta receita maravilhosa conosco, faz um tempao que estou procurando esta receita, vou abrir uma doceria aqui nos Estados Unidos, e gostaria muito de fazer para decorar e claro vender tb.
    Mais uma vez muito obrigada
    meu e-mail eh vdrogueti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Mauro, que privilegio de seu filho levar essas belezuras saborosas na escola.Deve ter feito o maior sucesso.
    Vou fazer sua receita.Vc fez curso onde e com quem.
    Parbens, ficaram lindos.
    Edna

    ResponderExcluir
  5. OLA sIL
    ESSE GABARITO JA ESTA NO TAMANHO NORMAL PRA IMPRIMIR?
    OU TEM QUE CONFIGURAR ALGUMA COISA?
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  6. Que lindos os macarons! obrigada por compartilhar mais uma gostosura conosco!

    ResponderExcluir
  7. Me lembra alguma coisa o formato do doce hehehe

    ResponderExcluir
  8. É possível adaptar para o diet???
    ....minha mãe é diabética

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber quantos Macarons da por receita..

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares