Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

07 fevereiro 2010

Ração Humana - Receita correta que faz bem

Pesquisadores analisam os tipos de ração humana

Ela virou mania de uma hora pra outra. A popular ração humana está sendo usada por muita gente que quer melhorar o desempenho do organismo. Mas será que ela é tudo isso mesmo? Faz todo esse bem pra saúde?


No comércio a promessa é que a ração humana melhore o funcionamento do organismo e até a aparência de quem consome.

Não há uma norma padrão para os ingredientes. Nós compramos alguns pacotes com farelos de vários cereais já misturados e ingredientes à granel. Levamos as amostras até a faculdade de engenharia de alimentos da Unicamp.

Depois de duas semanas de análise os especialistas constataram que as embalagens contém as substâncias relacionadas pelos fabricantes: a ração humana tem proteínas, fibras, cinzas e carboidratos, que são importantes numa dieta balanceada, mas as quantidades não são as ideais.

“O teor de proteína está acima do que esperávamos e de fibra um pouco menor. As duas colheres de sopa tem um grama de fibra e a gente precisa ingerir de 25 a 30 por dia”, conta a pesquisadora Anne y Castro Marques.

O sódio também está acima do ideal. A recomendação é que seja consumido, no máximo, um grama e meio por dia. Mas algumas rações contém até cinco gramas.
Os obesos geralmente apresentam quadros de hipertensão. O fato da ração humana consumida em grandes quantidades por essas pessoas faz com que o quadro de hipertensão se agrave o que pode levar um problema cardíaco adicional por causa desse sódio, conta a pesquisadora Nathália Dragano.

Pacientes desnutridos, também precisam ficar atentos. Sem uma dieta balanceada, o consumo de alguns minerais combinados pode piorar a absorção das vitaminas.

Por exemplo: o ferro e o cálcio juntos: um impede a absorção do outro então um idoso que quer prevenir a osteoporose pode ingerir isso com leite e ao invés de estar melhorando, está piorando a absorção, completa Anne.

Outro alerta é sobre a forma como a ração humana é apresentada ao consumidor. Os pesquisadores explicam que quando os grãos ou vegetais são moídos, ficam mais expostos ao ambiente externo. Se não forem bem embalados, os ingredientes podem se oxidar e quando ingerimos, no organismo, se transformam em radicais livres.

Os radicais livres atuam no envelhecimento precoce e no início e progressão de doenças degenerativas como câncer, doenças como Alzeymer e Parkinson.

Para evitar os efeitos negativos da ração humana o ideal é usar o composto sempre com a orientação de um nutricionista e nunca como substituto de refeições.

O pesquisador Mario Maróstica alerta “Utilizar essa ração humana ou como um complemento da sua refeição ou como um lanche entre as refeições principais”.

Receita da ração humana

A ração humana (original) foi criada por uma terapeuta natural chamada Lica Takagui Dias, que 'vendeu' sua fórmula para a Takinutri, que comercializa a ração humana original a preços elevados.


A Ração Humana é um suplemento nutricional à base de cereais integrais, criado para ser adicionado diariamente às refeições e garantir uma rica quantidade e variedade de vitaminas, proteínas e fibras, que nem sempre são encontradas nas refeições habituais.

É recomendado o consumo diário de 40mg (2 colheres de sopa).

Ingredientes:

RECEITA 1 (Mais indicada e completa)
500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó *
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo *
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó *
100g de farinha de maracujá

RECEITA 2 (Mais comum e barata)
250 g de fibra de trigo
125 g de leite desnatado em pó
125 g de linhaça marrom
100 g de açúcar mascavo *
100 g de aveia em flocos
100 g de gergelim com casca
75 g de gérmen de trigo
50 g de gelatina sem sabor
25 g de guaraná em pó *
25 g de levedo de cerveja
25 g de cacau em pó *

*não recomendado para diabéticos e grávidas.



Ração Humana é o nome dado ao suplemento à base de cereais integrais que, substituindo uma ou duas refeições ao dia, promete emagrecer de forma saudável.

Gostaria de sua opinião.
Responda aqui nos comentários.

Você já conhecia?
Qual é a sua opinião sobre a ração humana?

Receita do Globo Repórter:

Confira a receita da ração humana

Abaixo está a receita da ração humana usada pela corretora de imóveis Léa Fornazzari. Conforme o nutrólogo da UNIFESP, Mauro Fisberg, e a nutricionista da USP, Sônia Tucunduva Philipi, para quem tem uma alimentação equilibrada durante o dia, a substituição do café da manhã por três colheres de sopa da receita misturadas ao leite ou suco não faz mal à saúde e pode enriquecer a dieta.

Os especialistas alertam que as pessoas não devem se alimentar somente desta mistura, nem exagerar na quantidade usada. Os especialistas recomendam ainda que pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tomem cuidado. Estas pessoas devem eliminar o açúcar mascavo, o guaraná em pó e o cacau.

500g de soja em pó
500g de farelo de trigo
500g de farelo de aveia
100g de gergelim
100g de linhaça dourada
100g de guaraná em pó
100g de levedo de cerveja
100g de gérmen de trigo
100g de açúcar mascavo
100g de gelatina sem sabor
100g de quinua
100g de cacau em pó
100g de farinha de maracujá



Abraços
Mauro

Endereços do Mauro Rebelo

E-mail: maurorebelo@gmail.com
Twitter: http://twitter.com/maurorebelo
Apostilas de Culinária http://www.martinsrebelo.com/mauro/apostilas/encarte.htm
Informática Passo a Passo
http://infopassoapasso.blogspot.com/

39 comentários:

  1. faço uso tem 1 semana. não sei se emagrece, mas acho que deve fazer bem. estou passando a receita que tenho. kisses zizi

    Segue abaixo uma RECEITA COMPLETA DE RAÇÃO HUMANA, onde você encontrará uma variedade de nutrientes que são indispensáveis ao nosso corpo diariamente, além de fibras, aminoácidos (proteínas), carboidratos, vitaminas e minerais.

    Ingredientes:

    - 200g de farinha de linhaça

    - 200g de farelo de aveia

    - 200g de fibra de trigo

    - 200g de gérmen de trigo

    - 150g de leite de soja(Extrato de Soja) sem açúcar

    - 100g de quinua/quinoa em flocos

    - 100g de semente de gergelim com casca

    - 50g de cacau em pó

    - 50g de levedo de cerveja em pó

    - 50g de guaraná em pó

    - 50g de farinha de maracujá - Esgotado

    - 50g de gelatina natural em pó ou agar agar.

    Esta é uma receita completa, rende 1,4 kg e para 1 pessoa consumindo 3 colheres de sopa/dia, dura por aproximadamente 47 dias ( 1 1/2 mêses ).

    Observe que, como você não vai usar o pacote todo da maioria dos ingredientes, conseguirá usá-los novamente para um novo preparo de ração humana!! Portanto, conserve-os bem fechados em geladeira após abertos.

    *1 colher de sopa desta ração humana contém em média 35 kilocalorias.

    ResponderExcluir
  2. Recebi a receita de uma amiga e como faço acomanhamento com Endocrinologista para emagrecer levei a receita para que ela avaliasse. A medica me disse que eu poderia usar desde que aumentasse o consumo diário de água já que a quantidade de fibra ingerida diariamente aumenta e que aumentasse a frequência dos exercícios físicos. Resolvi não fazer mas minhas amigas usam...

    ResponderExcluir
  3. Eu uso Muesli , o que me parece ser em tudo semelhante à ração humana . Tive um problema de saúde e engordei bastante .Estou emagrecendo bastante também mas não sei se relacionado ou não com a toma de cereais cujo comeo coincidiu com a fase de emagrecimento.

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei pronto no mercadão de madureira. A um mês que troquei a janta pela ração humana, faço com suco de soja e uma fruta fica uma delícia. Sinto que perdi alguns quilinhos porque minha roupa está mais folga. Só não perdi mais porque nem sempre consigo almoçar por causa dos meus horários que são muito varidos, qdo eu não almoço não consigo ficar sem janta. Mas estou me sentido bem, além de ser nutritivo é gostoso.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho tomado a ração no café ou no jantar.
    Estou em processo de emagrecimento desde maio/09 e ja eliminei 35 quilos. A raçao tenho tomado há 2 semanas e estava meio empacada mas desde lá ja eliminei mais uns 2 quilos.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Gilda disse
    Minha filha está fazendo uso da ração e está bem satisfeita, disse que em apenas 15 dias de uso continuo, só no café da manhã,emagreceu 800 gr.
    Ela faz musculaçao, e treina para corridas na praia e corre 10 km. Acho que tbem vou experimentar.
    dindamp@ibest.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu tomo desde 7 de setembro de 2009, tomo 2x ao dia substituindo cafe e janta...emagreci 15k..agora o emagrecimento esta mais lento..mais eu optei por continuar já que é uma alimentação saudável..eu compro tudo a granel e eu mesmo monto em casa

    ResponderExcluir
  8. conheci a ração humana atraves de uma amiga que tinha que emagrecer para fazer uma cirurgia, tb precisava perder uns kilos, resolvi experimentar, a ração compro numa casa de ervas e depois passo os grãos no liquidificador para ficar bem triturada conforme aprendi deixo no pote tampada dentro da geladeira, sacia a fome e alimenta mesmo, muito saudavel, emagrace mesmo, já fiz muita dieta e essa ração foi a melhor de todas que encontrei, muito saudavel, cheia de fibras faz muito bem para o organismo que funciona melhor, pelo menos para mim.

    ResponderExcluir
  9. Para substituir uma refeição, qtas colheres de sopa são suficientes, e como se prepara,o que se usa para diluir?

    ResponderExcluir
  10. Eu também comecei a tomar, estou me sentindo muito bem, parece que diminui o nosso inchaço, mas sei que para começar a emagrecer mesmo é necessário ter uma alimentação balanceada e fazer exercícos físicos juntamente com a ração.
    O bom mesmo é subistituir duas refeições diárias pela ração.
    São duas colheres de sopa para cada refeição, pela manhã eu bato com leite desnatado e meia fruta ou tomo com um suco ou leite puro, à noite eu tomo só com água, mas quando canso tomo com o suco ou leite. Mas o certo é à noite tomar a ração com água somente.
    Se seguir certinho dá para melhorar sua qualidade de vida e emagracer.

    ResponderExcluir
  11. Eu também comecei a tomar, estou me sentindo muito bem, parece que diminui o nosso inchaço, mas sei que para começar a emagrecer mesmo é necessário ter uma alimentação balanceada e fazer exercícos físicos juntamente com a ração.
    O bom mesmo é subistituir duas refeições diárias pela ração.
    São duas colheres de sopa para cada refeição, pela manhã eu bato com leite desnatado e meia fruta ou tomo com um suco ou leite puro, à noite eu tomo só com água, mas quando canso tomo com o suco ou leite. Mas o certo é à noite tomar a ração com água somente.
    Se seguir certinho dá para melhorar sua qualidade de vida e emagracer.

    ResponderExcluir
  12. Eu também comecei a tomar, estou me sentindo muito bem, parece que diminui o nosso inchaço, mas sei que para começar a emagrecer mesmo é necessário ter uma alimentação balanceada e fazer exercícos físicos juntamente com a ração.
    O bom mesmo é subistituir duas refeições diárias pela ração.
    São duas colheres de sopa para cada refeição, pela manhã eu bato com leite desnatado e meia fruta ou tomo com um suco ou leite puro, à noite eu tomo só com água, mas quando canso tomo com o suco ou leite. Mas o certo é à noite tomar a ração com água somente.
    Se seguir certinho dá para melhorar sua qualidade de vida e emagracer.

    ResponderExcluir
  13. Eu estou tomando e adorando.
    Substitui o jantar de 2.a, 4.a e 5.a, ou seja, 3 vezes por semana, e substitui o cafe da manha do sabado e domingo.
    O intestino funciona melhor, e ja percebi que as calças estao mais folgadas.
    2 colheres da ração batida com leite e uma fruta.

    ResponderExcluir
  14. Sou nutricionista e nunca usei essa racao embora tenha muitos pacientes q usam. Nao recomendei q o fizessem, esses ja faziam uso antes de iniciarem tratamento. Nao sou a favor de substituirmos refeicoes por qq coisa que seja. Acredito que em uma alimentacao balanceada podemos ter tds os efeitos beneficos da racao e ainda muito mais.

    ResponderExcluir
  15. Comecei a pouco tempo e normalizou mneu intestino e me sinto menos inchada emais disposta. Gostei do resultado.

    ResponderExcluir
  16. Rose

    Tomo a bastante tempo a ração humana, que ajuda muito meu intestino a funcionar melhor, tomo no café da manhã, é ótimo e satisfaz. Minha sogra tem 83 anos e toma há dois anos regularmente...ela está ótima e tenho mais é que segui-la nesse hábito saudável, já que ela está ótima de saúde e disposição.....

    ResponderExcluir
  17. Estou tomando a ração humana .. me sento ótima, com mais disposição e já emagreci 4 kilos. Iniciei no dia 20/01/2010.
    Tomo diariamente substiruindo o café da manhã e a noite o jantar....uma vez ou outra eu lancho e não tomo a ração no jantar...até uma fatia de pizza eu como! Estou adorando a ração...

    ResponderExcluir
  18. OLA AMIGOS, EU ESTOU FAZENDO USO A MAIS TEMPO, JÁ A 5 MESES E EMAGRECI 7 QUILOS. EU JA TINHA TENTADO SO TOMANDO REMEDIO PRA TIRAR O APETITE E NAO CONSEGUI EMAGRECER NEM UMA GRAMA, ENTÃO PASSEI A COMER DE 3 EM 3 HORAS E FAÇO USO DA RAÇÃO NO CAFE DA MANHA TODOS OS DIAS E AS VEZES A TARDE OU A NOITE. ESTOU ME SENTINDO OTIMA E VOOU EMAGRECER BEM AMIS, NUNCA ME SENTI FRACA NEM DESANIMADA.

    ResponderExcluir
  19. A MINHA RECEITA É ASSIM, 100gramas de: Aveia miudinha, Farelo de Trigo, Quinoa, Amaranto e gergelin. 200 gramas: leite de soja com frutose (mais gostosa) e Greme de Trigo e 300 gramas de linhaça triturada. Separado eu trituro castanha do Pará com outra castanha e coloco na hora de tomar, pois não é sempre que tenho vontade de comer as castanhas. Tomo com 200ml de Ades original pois não gosto leite de vaca.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, muito obrigada!
    Primeiro quero que achei o nome meio estranho, parece comida de bicho rsrsrs. Mas, parece bastante nutritiva. Não uso a receita completa, apenas linhaça e aveia quase todos os dias.
    Bjussss / Nice

    ResponderExcluir
  21. Soube dessa mistura através de um e-mail de uma pessoa conhecida,mas ainda nao tive tempo de procurar os ingredientes, mas olhando os comentarios, acho que existem variações na receita,pode ate nao emagrecer,mas acho que e rica em componentes favoraveis a saude.
    Regina

    ResponderExcluir
  22. Eu uso já por uns 4 meses. Não senti diferença no peso. Mas o intestino melhorou muito, minha energia aumentou. Estou na menopausa mas mesmo tomando meus calores não diminuiram. Eu faço a minha ração em casa. Compro os ingredientes na zona cerealista, em SP. Sai menos da metade do preço das compradas e eu sei exatamente o que estou tomando.
    Meu email: son1306@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. bem o que vi no jornal hoje a nutricionista disse que de forma alguma e pra trocar as refeições pela rção e sim acrescenta-la as refeições duas vezes ao dia cafe e lanche ,seja com sucos,frutas etc nao acho saudavel troca refeições saudaveis bjimmm

    ResponderExcluir
  24. Comecei a fazer uso a poucos dias,por causa do intestino preguiçoso, substituindo uma das tres refeições diárias.Misturo 2 colheres rasas de sopa com uma banana prata amassada e um pouco de mel. Quanto peder peso,não sei responder, pois já sou magra.Meu intestino preguiçoso está funcionando bem melhor.Se eu notar perda de peso nas próximas semanas, eu informo.Bjsss

    ResponderExcluir
  25. Eu comecei a tomar faz 3 dias, é pouco tempo para ver resultados de emagrecimento.O intestino está funcionando muito bem, a minha receita é igual ao do globo reporter.

    Bjãooo Alexandra - RJ

    ResponderExcluir
  26. Há muitos anos (aproximadamente 18 anos, pois foi na época em que conheci meu marido) fiz uma pesquisa sobre as necessidades diárias de nutrientes numa dieta saudável, para preparar um substituto às granolas tão caras e com açúcar (ainda não se encontrava sem açúcar no mercado).

    Cheguei a um preparado, "minha ração", que tomava com yogurt pela manhã, a que dei o nome de "Tiro", tal a potência nutritiva dele.

    A receita dá 3 kg, mais ou menos, ou uns 9 pacotinhos de 250 g.
    Pode ser preparada e dividida para várias pessoas.
    Guardar na geladeira, tampado.

    Obs.: Ao terminar de digitar TUDINHO do Tiro e clicar no "Postar comentário", perdi o texto. Mais tarde, digito tudo e novo e posto aqui.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado Nina...
    Vou aguardar suas informações valiosas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Receita do Tiro, com os elementos essenciais dos ingredientes entre parenteses - vitaminas, sais minerais, etc.

    Tiro

    2 xíc. fubá moinho d'água torrado (400 g) com 2 colh. manteiga (D) e 3 pitadas de sal marinho (iodado) - quem tiver problema de tireóide e tomar tiroxina não pode ingerir nada com iodo,
    1 pacote fibra trigo (300 g) torrada 20 minutos, no fogo baixo, mexendo sempre (fibras e selênio)
    1 lata aveia flocos grossos (fibras, carboidratos, proteínas, gordura, fósforo, cálcio, ferro, B3, sódio, B1, B2)
    1 pacote gérmem trigo (500 g) (proteínas, fósforo, cálcio, ferro, B3, B1, B2, E., magnésio)
    1 pacotinho guaraná em pó (100 g)
    200 g farinha de caju ou xerém (magnésio)
    1 pacote gelatina de alga (iodo - mesmo observação acima)
    1 xíc. café de pó de casca de ovo (cálcio)
    1 pacotes pequeno levedo de cerveja de 200 g (cromo, B1)
    200 g banana passa picada - ou comer 1 banana por dia (cloro, proteínas, gorduras, fósforo, cálcio, ferro, sódio, PP)
    200 g passas sem caroço
    200 g ameixa seca sem caroço picada
    60 g de grão de pólen (proteínas, glicídeos, sais minerais, vitaminas, hormônios, enzimas. indicado para equilíbrio hormonal - masc./fem. - e intestinal, anemia e depressão. Previne a hipertrofia de próstata. Fortalece vasos sanguíneos.)
    100 g damasco seco picado
    1 pacote lecitina soja granulado (200 g)
    200 g gergelim
    200 g avelãs esfareladas (B6, magnésio)

    Pode acrescentar:

    farinha de trigo integral (B1) e farelo de arroz cru (B6 e fibras) torrados como o fubá
    - ou pode retirar o fubá e outros ingredientes mais calóricos,
    amêndoas esfareladas (B6, magnésio)
    urucum em pó (A)
    páprica doce (A)
    nozes moídas (magnésio)
    açúcar mascavo ou stévia (se quiser)
    leite de cabra em pó (B12, alimento yang, ao contrário do leite de vaca que é yin)
    semente de abóbora e de melancia torradas e liquidificadas (magnésio).


    Tomar sol da manhã até 9 horas, para sintetizar a vitamina D.

    A receita dá 2,7 kg, com 10115 calorias, ou 7 pacotes de 250 g.

    Guardar na geladeira, tampado.

    Comer no máximo 1 colher de sopa por dia, pela manhã por causa do pó de guaraná.

    1 colher de sopa bem cheia = 360 calorias
    1 colher chá bem cheia = 40 calorias

    Tomar com yogurt e mel.

    Lembrar que, com vida sedentária, para emagrecer pode-se comer apenas 800 calorias por dia.

    ResponderExcluir
  29. Olá Culinaristas trabalho na Reduc e conheço há algum tempo a chamada ração humana que trás inúmeros benefícios para saúde, pois lá a alimentação é bastante equilibrada. Estou começando um trabalho de venda para restaurantes e hotéis, com estes produtos com uma marca de extrema aceitação e qualidade, aprovados pela ANVISA FEDERAL além de vender também doces de leite mesclados com nozes e vários outros, frutas em compotas, chuviscos com o sabor caseiro para confeitaria e recheio de bolos. Caso alguém do segmento de restaurantes, confeitaria ou hotéis tenha interesse pode me contactar jj.goncalves@gmail.com 21 8795-5004 terei prazer em atendê-los
    Sr. Mauro admiro muito seu trabalho e espero que não tenha sido intrusivo com esta postagem, caso seja interpretado desta forma peço que me perdoe, mas achei pertinente postar.

    Cordiais Saudações
    Júlio Gonçalves

    ResponderExcluir
  30. Gente,

    A receita da Ração Humana postada pelo Mauro (que dá cerca de 2,4 kgs) tem quanto de calorias?

    Alguem saberia fazer este cálculo para poder incluir numa dieta de perda de peso contando as calorias de uma porção (2 colheres de sopa)

    bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber de alguma pessoa com formação em nutrição ou endocrinologista se posso substituir o leite semi desnatado ou desnatado pelo ADES sabores uva, maçã, pêssego, abacaxi, morango ou ADES com banana ou mel...
    Tomo 2 colheres de sopa da ração Humana por dia substituindo o café da manhã e o jantar. Tenho receio de estar tomando com o ADES e engordar em vez de emagrecer..., não tenho muito tempo para práticas esportivas...
    Obrigada! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Norma, eu tomo com ADES (leite- original, côco, etc) e não o suco como vc citou ( uva, maça, pessego, etc)e já emagreci 7 quilos. Eu sou orientada por nutricionista, faço auriculoterapia e vou la no consultorio dele toda semana para trocar os pontos da orelha e pesar e ele vai me orientando.

    ResponderExcluir
  33. FIZ UM EXAME DE SANGUE QUE ME APAVOROU!O RESULTADO (FÍGADO GORDUROSO),PASSAVA MAL A MESES,SEM ANIMO PRA NADA,SUPER INDISPOSTA E DORMINDO SUPER MAL.RESOLVI FAZER A RAÇÃO HUMANA E SUBSTITUI DUAS REFEIÇÕES,ME FEZ UM BEM TREMENDO,ESTOU FELIZ DISPOSTA E ANIMADA,SENTI MEU ORGANISMO REGENERADO,NA MINHA ACRESCENTEI SEMENTE DE ABÓBORA,MOI NO LIQUIDIFICADOR,SEMENTE DE GIRASSOL,CANELA EM PÓ,TODOS AQUI EM CASA TOMAM UMA VEZ POR DIA E A MUDANÇA NA PELE DA MINHA FILHA DE DOZE ANOS É NÍTIDA,SÓ EU CONSUMO DUAS VEZES,SINTO QUE NÃO DEVO MAIS FICAR SEM ESSE ALIMENTO SUPER BENÉFICO E ESSES RESULTADOS SURGIRAM EM UMA SEMANA DE USO.

    ResponderExcluir
  34. jeane

    rsrsrs eu amo raçao humana, só q tenho visto muitas receitas variadas, na ultima reportagem q li falava sobre estas variedades e q nao tem problemas o certo e tirar o q te faz mal, bom estou gostando tanto q na minha misturo d td e me faz muito bem. bjs e sucesso a tds

    ResponderExcluir
  35. Eu tomei pela primeira vez a da Takinutri e depois comprei a granel em outro lugar, senti a maior diferença entre elas. O que eu senti é que a primeira é mto superior, tanto em qualidade quanto em resultados. Eu recomendo a receita original, até porque existem muitos lugares que vendem as quantidades já pesadas e aí fica difícil ter certeza de que está tudo correto.

    ResponderExcluir
  36. Faço uso da ração humana a mais de 4 meses,ja sofri antes um infarto ,e só não uso nela o guaraná em pó,e açucar mascavo.Guaraná por ter presssão alta e açucar resolví tirar por conta própria.Meu intestino já era bom e ficou melhor ainda.A pele está divina,a energía está muito boa.Já tenho 60 anos.substituo o café da manhã por 1 copo de 250 ml de leite ,1 banana prata média,2 colheres de sopa cheia de ração humana,e uma colher cheia de linhaça.Além claro da linhaça que já existe na ração.Meu humor melhorou demaaaaaaaais .AH! ia me esqueçendo.Coloco sempre umas gotinhas de adoçante.Fica deliciosa e me satisfaz ate a hora do almoço.E o melhor de tudo é que estou perdendo peso devagar,E assim é bem melhor.Bjos a todos.

    ResponderExcluir
  37. como a colega acima falou, eu tenho dúvidas se posso usar o leite ou suco de soja no lugar de leite desnatado e de sucos light.se alguém tem essa informação me passe por favoragradeço de coração a quem atender-mim.email, evinha_morais71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. posso guardar essa receita em depozito de plastico?

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares