Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

05 novembro 2010

BOLO DE AMEIXA DELICADO



Culinarista Mauro Rebelo
(Com adoçante culinário)

Recebi a receita original da amiga Maria das Graças.
Fiz umas modificações e achei que o bolo ficou perfeito.

Ingredientes:
170g de ameixa seca sem caroço
1 e ½ xícara de água
1 banana
4 colheres (sopa) de margarina
2 ovos
1 xícara de adoçante culinário (uso tal & qual)
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de linhaça
1 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo:
Primeiramente bata no liquidificador a ameixa com a água e a banana.
Eu utilizo o mix. Bata até ficar um purê e reserve.
Coloque a margarina em uma bacia e derreta um pouco no microondas.
Acrescente os ovos e o adoçante.
Bata com o fuê.
Misture delicadamente as farinhas e o fermento.
Misture delicadamente o purê até ficar homogêneo.
Coloque em uma forma de furo no meio untada e enfarinhada.
Asse em forno pré-aquecido na temperatura baixa por mais ou menos 20 minutos.
Faça o teste do palito para ver se está pronto.

Dica: Talvez você ache o bolo um pouco mais doce do que o normal. Se isso acontecer, da próxima vez, use 1/2 xícara de adoçante tipo tal & qual.

12 comentários:

  1. Mauro, para substituir o adoçante pelo açúcar, devo usar a mesma medida, uma xícara?
    Acho que as ameixas já são bem docinhas, por isso algumas pessoas podem achar a receita muito doce.
    Beijos
    Lucia
    lcprik@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Chef Mauro, aguardo a conversão da margarina para óleo de milho, ok. Estou ansiosa para fazer o bolo.
    Abraços
    Silvana

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucia, ainda não fiz essa substituição, mas se fizer vou trocar pela mesma medida, pois o tal &e qual usamos na mesma proporção.

    ResponderExcluir
  4. mauro, gostaria de encontrar mais receitas feita com adoçante, pois fiz redução do estomago e por um ano ou mais não posso consumir açucar, vc pode me ajudar. patriciadlgvgamg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Chef Mauro, obrigada. Assim que eu testar lhe dou retorno, ok?
    Abraços
    Silvana Márcia

    ResponderExcluir
  6. Amigo Mauro, amanhã vou fazer o bolo de ameixas com adoçante Tal Qual, pois tenho todos os ingredientes em casa, meu esposo é diabético e só uso adoçante para bolos e doces.
    Vou adorar mais receitas com adoçante.
    Obrigada, abraços
    Naites Gómez rnaites@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Querido Mauro, já fiz essa receita duas vezes e é um sucesso, maravilhoso, macio, saboroso. Só posso lhe agradecer infinitamente, pois meiu irmão é diabético e eu sempre que posso, faço um dicinho diet para ele, mas bolo eu não conseguia fazer de jeito nenhum, ficavam duros demais,pareciam pedaços de pau, talvez pelo adioçante,não sei...rsrsrs
    Com essa receita eu me realizei e ele e todos da familia AMARAM!!! Já é prato certo no natal também. Muito obrigada a vc e a Maria da Graça por essa doação infinita. Posso fazer alguma alteração para variar um pouco?Se não der tudo bem,já estou felicissima com essa descoberta fantastica.Se tiver alguma receita como essa me diga por favor.
    Um grande abraço
    Vilma

    ResponderExcluir
  8. Mauro querido, bom dia!
    Bom fiz o bolo com a conversão da manteiga/margarina para o óleo de milho usando 3/4 de xícara. Resultado: Ficou pesado. Não cresceu e muito gorduroso. Refiz com apenas 1/4 de óleo. Bati os ovos no processador e após ter dobrado de volume acrescentei o óleo. Misturei delicadamente nas farinhas. Depois bati a ameixa com a banana e água formando o purê e misturei delicadamente com o fuê. O bolo cresceu. Ficou leve e fofíssimo. Amei.Ah, usei apenas 1/2 xícara do adoçante Tal e Qual pois o mesmo é muito doce para meu paladar. Ficou na medida!!! Beijos e sempre que puder nos envie receitas com uso do adoçante.
    Silvana Márcia

    ResponderExcluir
  9. Sil, que ótimo.
    Vou postar essa sua dica lá na postagem do orkut também, pois muita gente vai aproveitar.
    Obrigado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Vilma, me da muita alegria saber disso.
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares