Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

24 setembro 2008

Reportagem Suco Vivo - Comida Viva - Semente Germinada

Veja também:
Passo a passo com fotos suco vivo.

Sexta-feira, 05/09/2008
No Globo Repórter de hoje encontramos muitas informações importantes para a nossa saúde física.

Suco verde com sermente germinada.
Veja no vídeo como fazer o suco e como germinar a semente de girassol.

Muitos pacientes começaram a entender que a comida pode ser um bom remédio para diversos males de saúde. Na dieta da comida viva, nada pode ser frito, cozido ou assado.



Estou repassando o que entendi da reportagem.
Algumas pessoas estão um pouco perdidas porque na reportagem não explicam as quantidades de cada ingrediente no suco.
Mas se eles não dizem as quantidades, é porque isso não dever ser tão importante.
Use a sua intuição e bom senso.
Vou entrar em contato com o Dr Alberto Gonzalez para pedir a ele um material mais detalhado para divulgar para vocês.


Suco Verde Poderoso
Minuto 2:39 do vídeo da globo.

2 pepinos
1 maçã
Folha de couve
Grama de trigo
Sementes germinadas

No copo do liquidificador, pique o pepino e jogue próximo a hélice.
Acrescente maçã picada com casca.Com auxílio de uma cenoura, empurrar o pepino e a maçã em direção a hélice do liquidificador.
Assim você estará extraindo a água desses ingredientes.

Acrescente 1 folha de couve, grama de trigo e sementes germinadas de girassol com as cascas. Pode mais sementes germinadas.
Use de trigo, gergelim, amêndoas...
O grande segredo da comida viva é usar os grãos germinados.
Bata tudo no liquidificador e leve a massa para coar com um coador de tecido. No vídeo é usado voal.
Quem quiser, pode usar centrífuga.
O repórter da matéria assumiu o compromisso de trocar o café da manhã por este suco durante 10 dias e após esse período, ele perdeu peso e se sentiu mais disposto.

Nesses 10 dias ele tomou o suco acompanhado de frutas.

Agora vou postar logo abaixo a versão da Ana Branco, designer e professora da PUC-RJ
Cortar uma maçã em pedaços pequenos e tirar as sementes grandes. Colocar no liquidificador. Usar um pepino como socador para auxiliar a extrair o líqüido que mora dentro das hortaliças. Acrescentar os grãos germinados*, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coar em um pano e beber logo em seguida.

Legumes e raízes: cenoura, abóbora, maxixe, batata-doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba.

*Como germinar grãos

1 – Colocar de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa.

2 – Deixar de molho por uma noite (8 horas).

3 – Cobrir o vidro com filó e prender com elástico. Despejar a água e enxaguar bem sob a torneira.

4 – Colocar o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco.

5 – Enxaguar pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam, o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes:

Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.

Receita: Ana Branco, designer e professora da PUC-RJ




Reportagem: Ismar Madeira (Campos do Jordão, São Paulo)

Prato do dia: verduras, legumes, frutas e sementes germinadas. É a comida viva!

"Eu tomava remédio para pressão e não tomo mais. Emagreci dez quilos com uma alimentação natural que qualquer um pode fazer em casa", conta o aposentado Orlando Asse dos Santos.

Não é milagre. É o resultado da orientação médica, que seu Orlando recebeu em um posto de saúde de Campos do Jordão, em São Paulo. Tudo de graça, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi com o médico Alberto Gonzalez, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que ele e muitos outros pacientes começaram a aprender que comida é remédio.

"Há influências bastante claras na obesidade, na constipação, na inflamação crônica, na dislipidemia – que é o desequilíbrio do colesterol –, nas doenças gastrointestinais e respiratórias e no diabetes", aponta Alberto Gonzalez.

Mas, afinal, o que é comida viva? A receita é simples: nada pode ser cozido, frito ou assado. Os alimentos são de origem vegetal. E para começar bem o dia, um suco poderoso.

Se uma pessoa que não tem uma doença diagnosticada nem se sente mal resolver experimentar esse alimento vivo, que resultados vai sentir?

"É muito importante que eu, me apresentando como médico, diga que alimento vivo é bom para quem está doente, mas o alimento vivo é uma alimentação para quem está sadio e quer se manter sadio", esclarece Alberto Gonzalez.

Decidi experimentar. Em dez dias, que resultados eu veria?

"Em dez dias, vai haver uma grande liberação de água do seu corpo. Muita água retida vai ser eliminada. Você também vai notar mudanças no âmbito da digestão e da disposição, principalmente após as refeições, Você vai se sentir muito bem disposto", adiantou Alberto Gonzalez.

Doutor Alberto troca o jaleco pelo avental. Hora de arregaçar as mangas e mostrar como se prepara o suco. "O grande equipamento é um liquidificador. Depois de tudo lavado, você começa a fazer o suco. Primeiro, picota o pepino. O pepino vai para perto da hélice, porque ele é um grande gerador de água. Aí vem a maçã. Vamos extrair a água do pepino, da maçã e das verduras orgânicas disponíveis com uma cenoura. E, finalmente, as sementes de girassol germinadas. Você pode usar só trigo, girassol, quinoa, gergelim, amêndoa. O ideal é a semente germinada”, ensina Alberto Gonzalez.

Este é o grande segredo da comida viva: grãos germinados. E se você já está se perguntando como vai fazer para conseguir essas sementes, não se preocupe.

"Em seguida, coamos. Fica uma massa consistente. É um coador de voal, que qualquer um pode ter. As pessoas com mais recursos usam uma centrífuga. É o café da manhã. É bom que seja um copo grande. Tem pão, manteiga, café e leite, só que em forma natural, viva e repleta de nutrientes vivos", ressalta Alberto Gonzalez.

Não é um suco ralinho, parece um leite ou algo muito cremoso. É em um casarão que doutor Alberto Gonzalez ensina receitas de alimentos vivos. Alguns pacientes são encaminhados para o local e aprendem que, além do suco, podem fazer pratos coloridos e saudáveis, como a caldeirada de frutos do mato.

Legumes ralados, picadinhos. Basta prensar os alimentos, uma técnica feita com as mãos, para controlar a temperatura da panela. Afinal, nos chamados alimentos vivos, legumes e verduras não podem ser cozidos.

"Se começar a queimar as mãos, tem que desligar. Se não queimar a mão, não vai queimar os alimentos também", explica uma funcionária do hospital.

“A carne é uma questão de herança cultural. Eu não vou chegar em uma aldeia de pescadores e dizer: parem de comer peixe. Comam o peixe, mas incluam na sua vida os alimentos que vêm da mãe terra. Porque eles vêm com a informação que você precisa", diz Alberto Gonzalez.

"Não posso dizer que sou vegetariano. Uma vez por mês eu não recuso um churrasquinho, mas também não sou escravo da alimentação. Como tudo que eu gosto, com uma certa regra", conta seu Orlando.

"Sempre digo que tudo que é verde faz bem para o que é vermelho. Quem está com doença cardiovascular volte-se para o reino vegetal. Alimente-se de tudo que é verde possível que a recuperação cardiovascular vem a reboque", aconselha Alberto Gonzalez.

Em casa, seu Orlando segue a orientação diariamente e faz questão de plantar suas verduras: "Eu aproveito qualquer cantinho. Uma jardineirinha da loja de R$ 1,99, um pouquinho de terra e brota um trigo bonito".

A grama de trigo usada no suco nasce de sementes comuns compradas no supermercado e simplesmente jogadas por seu Orlando na terra. "Todos os espaços, o quintal do vizinho, por exemplo, eu coloquei trigo há 15 dias e já está nascendo. Temos couve e outras hortaliças espalhadas no meio da vegetação. Uso de sete a oito qualidades para fazer o suco por dia", conta.

Será que é mesmo tão fácil assim? Nos dez dias em que testamos o suco também experimentamos a preparação dele, até em cozinhas de hotel. Se eu consegui, qualquer um consegue.

Mas, antes, é bom lembrar: estávamos no restaurante de um hotel na cidade turística de Campos do Jordão, e as tentações estavam servidas. Eram 9h. Eu jantei no dia anterior, às 20h30. Ou seja, havia mais de 12 horas. O estômago já estava reclamando. A mesa do café da manhã era farta. Em vez de optar por tudo o que eu normalmente comeria, fiquei só com as frutas e o suco verde.

Logo pegamos a estrada. Acompanhamos doutor Alberto Gonzalez até a casa de um paciente. A viola dá o tom. O lavrador Benedito Vicente da Rosa leva uma vida simples. Mora com a mulher no alto de uma colina, em um lugar onde não tem luz elétrica. Mas sobram ar puro e produtos tirados da terra sem agrotóxicos. Faltava saber como aproveitar todos os seus nutrientes. Foi o que seu Benedito aprendeu nas consultas pelo SUS. Visitas periódicas fazem parte do Programa de Saúde da Família.

Há um ano, o lavrador mal conseguia ir ao posto de saúde, por causa de uma trombose na perna esquerda, uma ferida enorme não cicatrizava.

"Estava muito machucado, era uma ferida só. Tinha um roxo que parecia uma lesão só. Tomei o suco e fechou tudinho, foi uma beleza. Eu já estava até desenganado", comemora o lavrador.

Doutor Alberto Gonzalez explica: "Os vasos da perna dele não chegavam até a intimidade do tecido, por conta do problema vascular. O suco promoveu o fenômeno denominado neovascularização, de crescer novos capilares onde não tinha".

Mas o médico alerta: "Se você está usando remédios e quer mudar para o suco, consulte um profissional médico. A pessoa que tem um problema grave de pressão arterial ou problema grave de perfusão sanguínea do próprio coração não pode parar de tomar o remédio. Eu trabalho usando remédios e o suco. Os remédios vão sendo tirados à medida que os resultados com o suco vão aparecendo. E isso depende da adesão do paciente".

Seu Benedito se empenhou de verdade para ver o resultado. Afinal, o que já seria difícil na cidade grande poderia até ser impossível para quem vive sem energia elétrica – sem um liquidificador.

"Tentei socar no pilão, mas espirrou muito. Tive que inventar outro modo. Daí, foi no ralador. Achei que foi importante", diz seu Benedito, que colhe os ingredientes, rala e espreme tudo com as mãos. "É um verdadeiro remédio. A perna sarou que é uma beleza! Não tem mais nada, está forte. Já estou imaginando até jogar bola. Eu gostava muito de jogar bola. Fazer isso todo dia é difícil, mas sem esforço ninguém consegue nada".

A germinação dos grãos é que dá força ao alimento, potencializa os nutrientes. É o que garante a mais antiga pesquisadora da comida viva no Brasil, a designer e professora Ana Branco, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). A primeira semente foi ela que plantou. Há 15 anos, Ana Branco reúne conhecimentos que ela passa adiante.

Preste atenção: é o passo-a-passo para você também aprender a germinar as sementes na sua casa.

"Colocamos a semente de girassol de molho na água. Vamos dormir e a semente vai acordar. São oito horas de molho na água. É o tempo de dormirmos e ela acordar. Na manhã do dia seguinte, jogamos a água fora e deixamos escorrendo em algum apoio por mais oito horas. Depois de oito horas de molho na água e oito horas no ar, é só darmos uma lavadinha antes de consumirmos. Podemos olhar o que aconteceu com a semente germinada. Dá para ver o narizinho que está nascendo. Nesse ponto, podemos consumir. Assim, comemos a energia vital contida nela. E ficamos forte que nem ela", diz Ana Branco.

Para ela, uma filosofia de vida que germinou e deu frutos. Muitos já aprenderam os segredos da alimentação viva em cursos e em uma feira na PUC-RJ.

"Nós começamos com o suco quando eu estava grávida da minha terceira filha. Meu marido faz o suco, fazemos para a família toda. Isso já acontece há três anos", conta a professora Rosana Cunha Pinto. "O grande barato é chamar as crianças para fazerem junto com você. Pede para uma pegar uma maçã, pede para outra segurar uma hortelã. E assim a gente vai cortando e preparando o alimento junto".

Eu bebi suco durante dez dias. E não foi difícil, mesmo fora de casa, dormindo em hotéis, comendo em restaurantes. Logo no primeiro dia, eu fiz exames de sangue que mostraram que a minha saúde vai muito bem. Taxas como colesterol e glicose, por exemplo, estão ótimas. E, por causa disso, eu resolvi não mudar mais nada na minha alimentação. No almoço e no jantar, continuei comendo o que estou acostumado e gosto: arroz, feijão, carne.

Mesmo assim, substituindo só café da manhã, o suco fez efeito. Perdi 2,1 quilos. Eu também senti outras mudanças que não podem ser medidas. A primeira: comecei a sentir menos fome nos últimos dias. E a segunda: mudança no apetite. Já não tenho tido mais tanta vontade de comidas pesadas. Pode ser resultado do suco.

Globo Repórter
http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-20159-3,00.html

11 comentários:

  1. SOU TRANSPLANTADA RENAL E SEMPRE COMO FOLHAS VERDES, MAS COZIDA, POIS UMA PESSOA COM UM ORGÃO TRANSPLANTADO NÃO DEVE COMER COMIDAS CRUAS, DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO MÉDICA.
    SEMPRE ME SENTI BEM E ESTOU SEMPRE DE OLHO NOS EXAMES.
    AGORA GOSTARIA DE SABER SE OS GRÃOS GERMINADOS SERIAM ACONSELHAVEIS PARA MIM E EM QUE QUANTIDADES?
    NESTES SUCOS É GRANDE A QUANTIDADE DE FIBRAS, CERTO?
    MEU EMAIL É norma.figueira@uol.com.br
    AGRADEÇO A ATENÇÃO E A RESPOSTA, SE POSSÍVEL.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se o suco pode ser trocado pelo jantar, ou necessariamente deve ser ingerido na primeira refeição?

    ResponderExcluir
  3. Este é o e-mail para você entrar em contato diretamente com a equipe do Dr Alberto Gonzalez que apresentou a receita no programa oficinadasementebr@gmail.com

    Assim vocês podem tirar dúvidas em relação ao efeito da alimentação viva.

    Espero que tirem suas dúvidas.

    Abraços
    Mauro

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber o benefício desse suco,pois não vi a reportagem.

    ResponderExcluir
  5. E para germinar a semente de gergelim e amendoim? É igual a do girasol??
    virna.bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Por favor, preciso de orientação médica para curar problema de saúde crônico: Tenho 53 anos. Na minha adolescência fui acometido por coceiras interferindo até na uretra. Fiquei com infecção e coceira na uretra a vida inteira. Meus olhos, ouvidos, accilas coçam demais. É no sangue, não entendo como isso acontece, e, hoje, estou desesperado com as regiões mais sensíveis com coceiras e irritadas, e não tem pomada que cure, desaparece e aparece... vai e volta.
    Mudei alimentação, uso o suco verde há dois meses, emagreci bastante, meu colesterol que era de acima de 200 caiu 40 pontos, na verdade nunca nunca fui obeso. Ando desesperado, por favor! orientem-me eu preciso curar essas irritações no pênis e na região perianal.
    Meu e-mail. Teixeiralappa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. sou portadora de arterite de takayasu fiquei interesada na comida viva pode darme mais informaçao .isabel m pagnan. bel-fae@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. esta semente de girassol a gente adquiri aonde? eu comprei no supermercado daquelas que o papagaio come e coloquei para germinar e nada, ficou uma espuma escura depois de uns 3 dias,

    peixotosonia@yahoo.com.br
    ou cigana19451@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. ciganinha a semente de girassol deve ser muito bem lavada ate sair toda agua escura colocar as sementes(1xicara de cha) num vidro tipo de palmito por agua ate boca cobrir com filo e prender com elastico deixe por 8h depois retire a agua e deixe +6h voce vai ver os dedinhos nascendo è so esta pronto para colocar no seu suco verde

    ResponderExcluir
  10. gostaria de saber melhor sobre os benefícios deste suco

    ResponderExcluir
  11. Olá!eu tenho intestino preso e gostaria de saber se posso tomar o suco com todo o bagaço,sem coar. meu email-mariangela.chiarini@gmail.com

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares