Web Rádio Ser Fraterno

No link abaixo vocês visualizam a programação da web rádio Ser Fraterno https://www.serfraterno.com.br/timetable Redes sociais da Rádio: Instagram Ser Fraterno https://instagram.com/webradioserfraterno Youtube Ser Fraterno https://youtube.com/@SerFraterno Facebook Ser Fraterno https://www.facebook.com/webradioserfraterno/ Whatsapp Ser Fraterno 22981525174 Redes Sociais

21 dezembro 2011

Higienizar


CURTA AS FESTAS SEM PASSAR MAL POR CAUSA DOS ALIMENTOS:

Culinarista Mauro Rebelo


Escrevi esse texto para auxiliar quem não tem muita prática em dias de festa.  Quem lembrar de mais dicas, deixei aqui.

Sobre a geladeira em dias de festa - faça uma limpeza na geladeira tirando tudo que não serve mais e higienize bem. Coloque a geladeira na temperatura máxima. Se você não tem 2 geladeiras para reservar uma apenas para as bebidas, compre gelo e isopor para colocá-las.   Não é adequado, em dias de festa, as pessoas ficarem abrindo e fechando toda hora a geladeira para pegar as bebidas.
Embalagens como caixa de leite, refrigerantes, cervejas, caixas de suco, molhos... devem ser lavadas antes de entrar na geladeira.


Ambiente limpo para trabalhar- Não deixe animais soltos no local que você estiver cozinhando.  Limpe o chão da cozinha e passe uma solução de água com água sanitária.
Higienize também utensílios, vasilhas plásticas, pirex...
Cuidado com ventilador de teto ou portátil. Se eles não estiverem limpos contamina o ambiente novamente.


Salpicão, salada de maionese ... - Higienize tudo que vai no salpicão incluindo as passas.  Evite colocar nozes e sementes que você compra nos mercados porque você não sabe como é o estoque nas lojas desses produtos.  Leve toda a salada a geladeira em um pote bem lavado (com tampa) e misture a maionese na hora que for servir. Misture apenas uma porção que você sabe que será consumida na hora. O restante deixei na geladeira fechadinho.  Se sobrar o salpicão  da mesa do natal, jogue fora. Não aproveite para o dia seguinte.

Receita para higienizar frutas, verduras e legumes - Lave bem em água corrente para tirar toda a sujeira visível. Se tiver alguma parte estragada, retire na lavagem.
Coloque tudo em uma bacia com a seguinte solução: 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Deixe por 15 minutos e escorra.


Sobremesas -  Não deixe sobremesa fora da geladeira.  Tire só na hora de consumir e volte para a geladeira. Se você não tiver muito espaço na geladeira, faça apenas 1 sobremesa gelada e escolha outras opções que não precisem de geladeira assim como docinhos, bolos de frutas (sem recheios)...  Acontece muito das pessoas deixarem as comidas durante toda madrugada na mesa. Isso não é correto.

Fim de festa -  Quando a festa terminar, certifique-se que tudo está guardado na geladeira. Lave a louça, limpe o chão e deixe todo o lixo fechado dentro de sacos. Assim você evitará visitas inesperadas de animais e insetos em sua cozinha.

Se você lembrar de alguma dica para ser acrescentada neste texto, deixe uma mensagem na área de comentários.

Abraços
Mauro Rebelo


Acrescentando dica da Nutricionista Teresa Severo Eu como Nutricionista devo parabenizá-lo por postar essa materia!  Acrescento mais uma sugestao:  Não deixar a comida "esfriar OU amornar" antes de leva-la a gadeira !A temperatura morna é a ideal para a proliferacao das bacterias!!! Coloque na geladeira mesmo ainda morno. Pode forçar um pouco o motor da sua geladeira mas garante a conservação do alimento!

Dica da Ana Lucia Irentti Silva , tem uma coisinha que ninguém lembra, e acaba sendo mais producente: confeccionar tudo em 2 partes - deixar só o assado principal inteiro, e o restante colocar metade no prato de servir, e a outra parte já devidamente selada na geladeira. Eu comprei umas embalagens descartáveis justamente pra isso - coloco o que vai pra mesa numa bonitinha, e o que vai ser usado no dia seguinte já deixo na geladeira. E obrigada pela dica do tempero de maionese - eu sempre temperava tudo junto, mas a partir desse ano vou temperar só na hora de colocar na mesa... ;o))))



7 comentários:

  1. Ótimas dicas Mauro!
    Sempre bem vindas!
    Feliz Natal e um Ano Novo recheado de muita Paz,Saúde,Amor ...tudo de bom junto da sua familia!
    Bjs
    Ivani

    ResponderExcluir
  2. Oi Mauro, aqui os restaurantes e confeitarias borrifam o ambiente depois de limpo com agua oxigenada, inclusive passam pano no chao com agua oxigenada pq evitam proliferacao de baratas (principalmente) e outros insetos. Bj

    ResponderExcluir
  3. dicas maravilhosas mauro gostei do comentario e dica da anne.Feliz natal a todos que Deus vós abençoe

    ResponderExcluir
  4. suas dicas sao otimas eu faço isso e fico de olho na casa das filhas pois estraga muinta coisa

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica Mauro! Sempre sou a última a ir deitar, para ver se está td em ordem, pois eu gosto de quando acordar e descer para tomar o café da manhã, ter o prazer de ver a cozinha me esperando limpinha com td no lugar... Mas confesso à vc que aqui tds dizem que eu sou muito cricri... Mas não faz mal... hehe!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das dicas. Obrigado e Feliz Natal a todos.

    ResponderExcluir

Preencha seu comentário:


ASSISTA A AULA DA SEMANA PASSADA:

Assista a aula da semana:

TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO TEXTO diet, light, diet e light, bolo de dieta, para dieta, sem açúcar sem glúten, glúten, celíacos

Postagens populares

Postagens populares